Descubra a diferença entre meios adquiridos, meios de propriedade e meios pagos.

Se está familiarizado com o mundo digital já deve ter ouvido a “buzzword” earned media (meios adquiridos), owned media (meios de propriedade) e paid media (meios pagos).
Mas qual é a diferença entre elas e o que isso significa na sua estratégia de marketing digital?

A ilustração abaixo, descreve cada elemento e como os mesmos trabalham em conjunto para formar um mix de marketing coeso. 

earned media owned and paid

“Imagine os meios adquiridos, de propriedade e pagos como um tripé. 
Cada elemento é uma parte importante que contribui para uma estratégia completa de marketing digital.”

Meios adquiridos (earn media)

Se o site ou as plataformas de meios de propriedade são o destino, os meios adquiridos são o veículo que ajuda os utilizadores a chegarem até ao mesmo. São o boca-a-boca online como menções, conteúdos “virais”, partilhas, reposts, recomendações ou conteúdo selecionado por sites de terceiros. Uma das formas motrizes mais eficazes dos meios adquiridos é geralmente os resultados que provêm da combinação da elevada classificação orgânica nos motores de pesquisa (ranking de primeira página) alicerçado a um bom conteúdo.

Os rankings na primeira página nos motores de busca colocam o seu website e links de conteúdo, propícios para receber uma maior interação e partilhas, é por isso que uma boa estratégia de SEO é crucial. Quando se trata de conteúdo de marca, o mesmo deve ser interessante e informativo com links relevantes à área em que atua. Quer se trate de um blog, infográfico, vídeo, press realease, webinar ou e-book, precisa ter qualidade e valor acrescido para usufruir do valor de meios adquiridos.

 

 

meios adquiridos

Meios de Propriedade (owned media)

Este meio consiste em qualquer propriedade da web que consegue controlar e é exclusiva da sua marca. Um dos exemplos mais comuns é um website, embora os sites de blogs e as plataformas de redes sociais sejam exemplos de meios de propriedade. Quanto mais meios tiver, maior a chance de ampliar a presença da sua marca na esfera digital.

 

 

meios de propriedade

Meios Pagos (paid media)

Esta é uma boa maneira de promover o conteúdo para alcançar meios adquiridos, bem como direcionar o tráfego para os meios de propriedade (websites. blogs, redes sociais, etc.). Pagar para promover conteúdo pode ajudar o seu negócio a criar mais exposição. Plataformas de redes sociais como o Facebook, Twitter e LinkedIn oferecem publicidade que poderá ajudar a impulsionar o seu conteúdo, bem como o seu website. Outra maneira de ganhar maior exposição é através de influencers com uma grande base de seguidores que partilha o seu serviço ou produto, esta última prática por vezes gera um grande retorno sem ser preciso um grande investimento. O uso de retargeting, PPC (pay per click) e anúncios gráficos são uma maneira eficaz e mais direta de atrair novos clientes e gerar mais vendas/ leads.

 

 

meios pagos

 

 

Principais Conclusões sobre o Gráfico. 

Os três elementos, adquiridos, de propriedade e pagos são importantes para uma boa estratégia de marketing digital. Cabe a cada empresa avaliar os temos e decidir onde alocar os seus recursos de acordo com o tipo de negócio e estratégia implementada.

O website e plataformas de meios de propriedade são uma extensão da sua marca e deve refletir os seus valores.
Os meios adquiridos são o “boca-a-boca” online e representa um veículo que impulsiona o tráfego, a interação e o sentimento em torno da marca. Embora existam maneiras diferentes pela qual uma marca pode obter meios adquiridos, boas estratégias de SEO e conteúdo são as mais controladas e eficazes.

Nos meios pagos encontra uma ótima maneira de gerar mais meios adquiridos e também pode ser usada para direcionar tráfego diretamente para os seus meios de propriedade.

Embora cada elemento desempenhe um papel diferente, usar uma combinação dos três tornará a sua estratégia mais eficaz. 

 

 

Adoramos conversar!

 

 

 

 



RECEBA AS ÚLTIMAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Obrigado pela sua subscrição!